UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Paula da
dc.date.accessioned 2021-02-24T13:50:59Z
dc.date.available 2021-02-24T13:50:59Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23059
dc.description SILVA, Ana Paula da. Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa. 2019. 25 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A língua, que é instrumento de comunicação entre as pessoas, não é constituída de um único modo, pois na sua formação encontra-se a ocorrência da variação linguística, fenômeno característico da sua dinamicidade e responsável pelas mudanças que esta sofre, tendo aspectos culturais e sociais como fatores motivadores para a sua ocorrência. Neste texto, são abordados os ideais da Sociolinguística, da variação linguística e do livro didático de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e comparar à abordagem da variação linguística em dois livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto, foram tomados como objeto de análise os livros didáticos: Português: linguagens e Tecendo linguagens: língua portuguesa, ambos destinados ao 6° ano do ensino fundamental, e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016). Buscando fundamentar a pesquisa, foram utilizados como base teórica, especialmente na área da Sociolinguística, os estudos dos autores, Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Mollica (2015) Martellota ( 2011), relevantes para o estudo da variação da língua. Sobre as diretrizes dos livros didáticos, foram utilizados os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Guia do PNLD 2017 (2016). Esta pesquisa tem como base metodológica a abordagem qualitativa e é de cunho bibliográfico. A análise demonstrou que a abordagem referente à variação linguística ainda é feita de forma a favorecer um elemento da variação, não são todos os aspectos relevantes na formação da variação que são discutidos. Oportunizou perceber que a variação linguística ainda não recebe a mesma dimensão que é dada aos conteúdos gramaticais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Variação Linguística pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta