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A língua, que é instrumento de comunicação entre as pessoas, não é constituída de um único modo,
pois na sua formação encontra-se a ocorrência da variação linguística, fenômeno característico da
sua dinamicidade e responsável pelas mudanças que esta sofre, tendo aspectos culturais e sociais
como fatores motivadores para a sua ocorrência. Neste texto, são abordados os ideais da
Sociolinguística, da variação linguística e do livro didático de língua portuguesa. Nesse sentido, o
presente trabalho tem por objetivo analisar e comparar à abordagem da variação linguística em dois
livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto, foram tomados como objeto de análise os livros
didáticos: Português: linguagens e Tecendo linguagens: língua portuguesa, ambos destinados
ao 6° ano do ensino fundamental, e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD,
2016). Buscando fundamentar a pesquisa, foram utilizados como base teórica, especialmente na área
da Sociolinguística, os estudos dos autores, Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014),
Mollica (2015) Martellota ( 2011), relevantes para o estudo da variação da língua. Sobre as diretrizes
dos livros didáticos, foram utilizados os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais
(BRASIL, 1998), Guia do PNLD 2017 (2016). Esta pesquisa tem como base metodológica a
abordagem qualitativa e é de cunho bibliográfico. A análise demonstrou que a abordagem referente à
variação linguística ainda é feita de forma a favorecer um elemento da variação, não são todos os
aspectos relevantes na formação da variação que são discutidos. Oportunizou perceber que a
variação linguística ainda não recebe a mesma dimensão que é dada aos conteúdos gramaticais. |
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