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As marcas argumentativas em propagandas de doação de órgãos

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dc.contributor.author Silva, Aline Daniele Barbosa da
dc.date.accessioned 2021-02-24T20:17:10Z
dc.date.available 2021-02-24T20:17:10Z
dc.date.issued 2020-12-15
dc.identifier.other CDD 659.113
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23063
dc.description SILVA, A. D. B. As marcas argumentativas em propagandas de doação de órgãos. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Ao utilizar a linguagem nas diversas situações comunicativas, os usuários escolhem elementos linguísticos que orientam os enunciados em razão de determinado objetivo. Nesse sentido, o texto é uma espécie de jogo entre locutor e interlocutor, onde o locutor escolhe recursos linguísticos que possam produzir os efeitos de sentido desejados. Entre esses recursos destacam-se os operadores argumentativos, que além de permitir o encadeamento dos enunciados, contribuem para a construção de efeito de sentido do texto, determinam a orientação argumentativa dos enunciados. Sabendo que a argumentação é algo inerente ao gênero propaganda, o objetivo deste trabalho é analisar o uso dos operadores argumentativos que compõem as sequências argumentativas do gênero textual propaganda. Para realização deste estudo, selecionamos sete propagandas de doação de órgãos, a fim de investigar as características que constitui o poder argumentativo dessas propagandas e em cinco dessas propagandas analisamos os efeitos de sentidos provocados pelos operadores argumentativos e as classes de operadores mais recorrentes. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa-interpretativa e o método empregado é o netnográfico. Com base na semântica argumentativa e linguística textual o embasamento teórico pauta-se em Bakhtin (1979; 2003) e Marcuschi (2005) que apresentam o conceito e a diferença entre os gêneros textuais e discursivos de acordo com as esferas sociais, Silva (2015) e Carvalho (1998) que apresentam as concepções e características do gênero textual propaganda, Kleiman (2009) e Vygotsky (2000) que abordam os aspectos da prática de leitura e escrita através dos gêneros, Ducrot (1987; 1989) e Koch (2006) que nos fornecem subsídios para entender as escalas e classes argumentativas dos enunciados e os respectivos operadores argumentativos. No corpus verificamos 36 ocorrências de operadores argumentativos, os mais recorrentes são os que somam argumentos orientados para o mesmo sentido, os que exprimem finalidade e os que contrapõem argumentos. As considerações feitas neste trabalho mostram que os operadores argumentativos podem tornar mais forte a argumentação nas propagandas de doação de órgãos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Thalyne Keila Menezes da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Operadores argumentativos pt_BR
dc.subject Gênero propaganda pt_BR
dc.subject Doação de órgãos pt_BR
dc.title As marcas argumentativas em propagandas de doação de órgãos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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