Resumo:
O presente trabalho discute a gestão democrática escolar e a qualidade de ensino, enfatizando as dificuldades encontradas na diversidade do ambiente escolar. Será que as escolas adotam a forma de gestão democrática como meio de desenvolvimento escolar? O objetico geral desta pesquisa é avaliar a gestão democrática. Neste caminho, tem como objetivos específicos, compreender as contribuições para a qualidade do ensino; identificar a forma de trabalho em conjunto e sua importância para o desenvolvimento escolar, e, como a mesma analisa o projeto politico pedagógico para evolução do ensino. A abordagem metodológica se deu de forma descritiva e qualitativa , a partir de materiais bibliográficos já produzidos e realidades observadas no dia a dia escolar. Os resultados desta pesquisa demostram que o gestor, em condições democráticas, tem grande influência no avanço da comunidade escolar, sendo ele ponto fundamental para as ações e resultados dos projetos propostos e seguidos de acordo com as normas existentes nas Leis que regem a educação.
Descrição:
RODRIGUES, Dionéria Alves. Gestão Democrática e a Qualidade de Ensino na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, no Município de São José dos Cordeiros-Pb. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Tecnólogo). Universidade Estadual da Paraíba. Campina grande, 2020.