UEPB - Repositório Digital

Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Renata Lima
dc.date.accessioned 2021-02-25T16:29:26Z
dc.date.available 2021-02-25T16:29:26Z
dc.date.issued 2020-02-07
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23065
dc.description LEITE, R. L. Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A produção desse artigo versa sobre o aprendizado da comunidade surda para atividades que apresentam dificuldades para sua inclusão, como é o caso da Física, assim, o texto engloba os principais desafios e dificuldades no ensino de Física para alunos surdos, tendo em vista que na LIBRAS (Língua brasileira de sinais) não é de domínio de todos os professores e os interpretes nem sempre tem domínio do conteúdo que estão traduzindo, dificultando o entendimento do aluno e consequentemente seu aprendizado. Assim, é possível identificar que a comunidade surda quando se fala de educação, ainda sofre com as deficiências para sua inclusão total, mesmo diante de um cenário de constante evolução da humanidade, e de todas as metodologias para a educação, ainda se verifica a falta de uma pedagogia que seja capaz de suprir de forma eficiente a necessidade dos alunos surdos. O objetivo desse artigo é apresentar uma revisão sobre as dificuldades dos alunos surdos no aprendizado da Física. Tendo como objetivos específicos: entender sobre aprendizagem de LIBRAS para professores do ensino superior; refletir sobre o papel do professor para a educação inclusiva; analisar a prática pedagógica do professor no ensino da Física para o estudante surdo; conhecer as dificuldades dos alunos surdos na aprendizagem da Física. A metodologia foi feita a partir de uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica de dados, no qual foram feitas pesquisas e sínteses de textos que possibilitaram a construção do trabalho. Outro problema é a falta de intérprete nos ambientes escolares para o suporte dos alunos, o que prejudica os surdos em todas as áreas do saber, além dos intérpretes quase sempre não serem formados na disciplina dificultando a transmissão dos conteúdos e como tal domínio não pode e nem deve ser cobrado dos intérpretes de LIBRAS, fica claro a necessidade, dos próprios professores terem conhecimento da língua de sinais para reduzir esse deficit no aprendizado dos alunos surdos. Conclui-se que os alunos surdos são prejudicados no ensino da Física, isso porque tal disciplina apresenta termos técnicos e científicos que não tem tradução na língua de sinais, sendo necessário adaptação de alguns termos que pode levar a uma compreensão fora do contexto, levando um erro conceitual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject LIBRAS pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.title Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta