Resumo:
As transformações tecnológicas disseminadas no século XXI e novas formas de sociabilidade deste mesmo século possibilitaram novas matizes de identidades e subjetividades que ressoam em todas as áreas da vida humana, incluindo o campo educacional, escopo de nossa análise a partir do recorte que propomos. Desta forma, o presente trabalho partindo de fins do século XVIII até sua crise no século XXI, teve como objetivo apresentar a instituição escolar, a subjetividade midiática e a dicotomia geracional inseridas nesse espaço. Para tanto, discute a utilização, criação, transcriação de memes enquanto possibilidade didática no Ensino de História, através da experiência no Estágio de Regência II, resultando na construção de uma aprendizagem significativa. De caráter qualitativo e quantitativo, utilizou como referencial Dussel (2003), Foucault (1987), Sibilia (2012), Schmidt (2011) e resultados de pesquisas a nível nacional, como a TIC Kids Online Brasil (2018) e a Prova Brasil (2017).
Descrição:
ARAÚJO, Angêlica Rita de. A mente que replica o meme: ambiente escolar e possibilidades didáticas no ensino de história (2018). 2019. 28 f. Artigo (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.