Resumo:
O presente trabalho dedica-se a discutir sobre a importância dos projetos voltados ao ensino da Libras no período de graduação do aluno do curso de Pedagogia. A pesquisa teve como objetivo analisar a relevância da Libras para a formação acadêmica do pedagogo. O método utilizado foi o qualitativo, a partir da pesquisa bibliográfica, documental e da pesquisa de campo, por meio do uso do questionário. Autores como Garcia (2012), Honora e Frizanco (2009), Lopes (2012), Gesser (2009) e Richardson (2012) foram empregados para fundamentar a investigação. A análise realizada comprovou que o Campus III da UEPB tem expandido o ensino da Língua de Sinais Brasileira através do componente obrigatório de Libras e do projeto de extensão Libras Básico, os quais tem sido de grande relevância para a formação acadêmica do pedagogo e para a construção da identidade pessoal do aluno. O tema torna- se relevante, pois apresenta conclusões a respeito de como tem acontecido o ensino da LSB (Língua de Sinais Brasileira) no Campus III da UEPB, da sua relevância para a formação do pedagogo, e conclui que se faz necessária a expansão desse ensino, com o intuito de preparar o pedagogo para oferecer ao aluno surdo uma educação igualitária.
Descrição:
SOUSA, Claudiane dos Santos. A relevância da libras na formação do pedagogo: um olhar sobre o ensino e a extensão. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.