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O Bullying é uma palavra de origem inglesa designada por um conjunto de atos violentos que se repetem por um determinado período. No âmbito educacional, as consequências do bullying podem afetar desde a esfera individual do aluno até toda a dinâmica escolar. O bullyingn escolar tem aumentado gradualmente nos últimos anos e é um fenómeno que gera, efetivamente, uma enorme inquietação nas escolas. De acordo com Silva (2015), esse problema ocorre em todas as escolas, independentemente da tradição, da situação financeira, ou da localização. O objetivo deste estudo é sugerir estratégias de prevenção e combate ao bullying na Escola Municipal de Ensino fundamental Lia Beltrão localizada em Alagoinha- PB. Nesse sentido, foi realizado um aprofundamento teórico sobre o tema proposto, em seguida desenvolvida uma pesquisa qualitativa analítica com 8 docentes na qual utilizamos como instrumento um questionário contendo 9 questões a respeito do bullying escolar. Após a coleta dos dados, foi feita uma análise do material procurando comparar os resultados encontrados com o referencial teórico exposto. Para tanto, faremos um diálogo com os autores Gabriel Chalita (2008), Cleo Fante(2005), Silva (2015), Gil (2002) e Gonçalves (2001). A questão que norteou a pesquisa foi confirmada, fato que comprovou que as falhas existentes nas Leis antibullying colaboram para que instituições de ensino deixem de elaborar estratégias que combatam o bullying, bem como não ofereçam a capacitação necessária para os profissionais envolvidos no sistema de ensino deixando, assim, de cumprir suas responsabilidades perante a sociedade. |
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