UEPB - Repositório Digital

Google tradutor: ameaça ou auxílio no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Cassiana Rosa Ribeiro dos
dc.date.accessioned 2021-03-01T14:44:04Z
dc.date.available 2021-03-01T14:44:04Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23081
dc.description SANTOS, Cassiana Rosa Ribeiro dos. Google tradutor: ameaça ou auxílio no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa? 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A tradução é uma das táticas de aprendizagem para o aprendizado de outro idioma sobre qual muito tem ocorrido discussão ultimamente, no que se atribui aos instrumentos na utilização para que o idioma seja compreendido com êxito. O objetivo deste trabalho será mostrar a impressão sobre a ferramenta Google Tradutor, suas vantagens e desvantagens no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os passos dados para o desenvolvimento desta pesquisa adotaram a metodologia de pesquisa qualitativa e bibliográfica, visto que se concentraram em consultas a livros, revistas e aplicação de questionários, por ser um tema muito atual e com poucas referências bibliográficas, utilizamos, principalmente, blogs e sites da internet que tinham algo a ver com o nosso objeto de estudo. Como embasamento teórico para o presente estudo, recorremos às ideias e argumentos de Little (1991), Campos (1986), Alfaro e Dias (1998), Paz (1992), Widdowson (1997), Biguenet (1992), Schopenhauer (1992), Murano (2010), Sobral (2003), Brum (2008). O uso dessa ferramenta como recurso de ensino pode ser visto como auxílio nas aulas de língua inglesa. Muitos estudantes se utilizam dela para saber a escrita correta e o significado de palavras, traduzir textos simples, para obter um resultado mais rápido. Apesar de muitos professores não concordarem com este recurso didático, ele continua sendo bastante usado e algumas pessoas utilizam a prática da tradução para o aprendizado de uma língua estrangeira. A escolha do tema se deu porque quando em pensamento estava a escolha do curso acreditava que iria aprender o inglês na universidade, me encontrando com a realidade totalmente diferente, então foi justamente essa ferramenta google tradutor que contribuiu para dar continuidade até a conclusão do curso. Conclui-se que as novas tecnologias digitais no ambiente de aprendizagem se tornam um elemento desafiador para os docentes, pouco tem sido feito de novidades em sala de aula, no entanto reduzidamente se tem feito para qualificar os educadores e letrá-los digitalmente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clara Mayara de Almeida Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Processo de aprendizagem pt_BR
dc.subject Tradução – língua pt_BR
dc.subject Ferramenta de ensino pt_BR
dc.title Google tradutor: ameaça ou auxílio no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta