Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise de relatório do Estágio Supervisionado III, em Língua Portuguesa, tomando como referência a vivência desenvolvida na “Escola Estadual Antônio Bem Vindo”, nas salas de aula da EJA, nas turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio e do relatório de Estágio, elaborado para fins de avaliação do referido componente. Teve como objetivo refletir sobre as possibilidades e limites acerca do ensino de Língua Portuguesa nesta modalidade de ensino. O estudo estruturou-se nos moldes de pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, fizemos uso enquanto aporte teórico documental e bibliográfico dos escritores: Almeida (2014), Pimenta (2006; 2014), Bagno (2007), Buriolla (2011), Durante (1998), Gadotti (2011), Marcuschi (1997, 2010), Nascimento (2013), Ribeiro (2014), e Toledo (1978). Os resultados evidenciam a importância do ensino de Língua Portuguesa nas salas de aulas da EJA, a partir da experiência do estágio supervisionado, e mostram que mesmo tendo acontecido inúmeros avanços, ainda há uma necessidade de se aprofundar a compreensão do ensino de língua portuguesa nas escolas.
Descrição:
AZEVEDO, Eliane da Silva. O estágio supervisionado III de língua portuguesa na EJA: reflexões, possibilidades e limites. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.