UEPB - Repositório Digital

Da alfabetização ao letramento: contribuições no processo de formação do (a) educando (a)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Emmanuelle Alexandre de
dc.date.accessioned 2021-03-03T12:26:11Z
dc.date.available 2021-03-03T12:26:11Z
dc.date.issued 2019-11-06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23096
dc.description SOUZA, Emmanuelle Alexandre de. Da alfabetização ao letramento: contribuições no processo de formação do (a) educando (a). 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa é resultado de um estudo bibliográfico e documental, aborda as reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento, destacando as obras de Magda Soares (1989; 2001; 2010) como expoente desse legado teórico no Brasil. Evidenciamos, também, a contribuição desses estudos tanto para a formação dos processos de aprendizagem para a formação intelectual do educando quanto para a construção da Política Pública de Alfabetização no Brasil. Nesse sentido, assumimos como objetivo compreender a distinção de alfabetização e letramento e a contribuição destes conceitos para o processo de aprendizagem do educando. O referencial teórico utilizado primou pelas produções teóricas de: BRASIL (1996), DIVERSA (2013), FERREIRO (1985), FONSECA (2002), FUENTES e FERREIRA (2017), GALVÃO (2007), GERHARDT e SOUZA (2009), GIL (2007), LOPES (2010), MAIA (2007), MISUKAMI (1986), MOLL (2009), RODRIGUES (2015), SANTOS (2015), SILVA (2010), SILVEIRA e CÓRDOVA (2009), SOARES (1989, 2001 e 2010) e VYGOTSKY (2000), entre outros. A metodologia utilizada correspondeu aos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa, de caráter bibliográfico e documental. Os resultados evidenciam que a experiência de alfabetizar letrando é crucial para uma boa formação intelectual e cidadã do indivíduo, pois lhe proporciona a possibilidade de ir além de meras repetições decodificadas, os instigando a interpretação dos símbolos e textos sob os quais se deparam cotidianamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Formação Intelectual pt_BR
dc.subject Política Pública pt_BR
dc.title Da alfabetização ao letramento: contribuições no processo de formação do (a) educando (a) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta