UEPB - Repositório Digital

A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Isídio, Edicleide Justino da Silva
dc.date.accessioned 2021-03-03T12:49:32Z
dc.date.available 2021-03-03T12:49:32Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23098
dc.description ISÍDIO, Edicleide Justino da Silva. A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A realidade de nossas escolas brasileiras que atendem as crianças pequenas de Educação Infantil, na maioria delas, não tem uma estrutura física apropriada para atender essa faixa etária. Aliada a isso vem à formação da equipe pedagógica que ainda é carente quando o assunto está ligado ao contexto da criança de Educação Infantil. Ainda não se tem um currículo que prioriza o lúdico de forma contextualizada com o ato de cuidar, brincar e desenvolver o ser de forma integral. Apesar dos estudos para aperfeiçoamento e mudanças no currículo que envolve o fazer pedagógico da Educação Infantil, ainda há uma grande parcela dos que compõe as entidades educativas que consideram o brincar como uma perda de tempo, desvalorizando essa atividade que, realizada com planejamento e intencionalidade, é um dos pontos que mais favorece o desenvolvimento infantil. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo mostrar a relevância das práticas lúdicas na Educação Infantil para um bom desenvolvimento na aprendizagem das crianças. Trata-se de um estudo de caso e uma pesquisa de cunho bibliográfico e analítica qualitativa realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade de Caiçara-PB. Realizou-se observação em sala de aula e aplicação de entrevista a docente da turma observada. A partir das considerações da legislação educacional brasileira e de teóricos como: Rolim, Guerra e Tassigny (2008); Figueiredo (2008); Melo, Mota e Brandão (2009); Barbosa e Hermida (2012); Hermida E Guimarães (2012); Teodoro (2013), tem-se uma visão de como deve ser o trabalho com as crianças de Educação Infantil. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que, sob a ótica de teorias e análises acerca das reflexões que esta pesquisa provocou, obtêm-se como resultado, sugestão de proposta de trabalho para que a escola possa melhorar sua prática educativa com as crianças de pré-escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Camila Matos Viana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ensino/aprendizagem pt_BR
dc.title A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta