Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar se crianças, em fase de alfabetização, apresentam desvios ortográficos quanto à escrita de obstruentes vozeadas/não-vozeadas nos seguintes pares /p, b/, /t, d/, e /f, v/. O aporte teórico deste trabalho contou com estudos como os de Seara (2015), Adams et al. (2006), Lamprecht et al. (2012) sobre Fonética, Fonologia, e Consciência Fonológica, além de Seara (2015) quanto aos estudos sobre oposição de grau de vozeamento de pares mínimos consonantais no desenvolvimento da aquisição da linguagem, desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como, a contribuição dessas áreas para a formação do professor. Para a metodologia, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo intervencionista em que desenvolvemos em três etapas nosso procedimento, a saber: i) primeira coleta de dados (pré-instrução); ii) uma proposta de atividades com base na fonologia na tentativa de amenizar o processo de troca entre as consoantes dos pares pelo grau de vozeamento (instrução) e, iii) segunda coleta de dados (pós-instrução). Contudo, em virtude da pandemia do COVID-19, só foi possível realizar a etapa ‘i’. Os resultados (iniciais) mostram que os infantes realizam a troca dessas consoantes e que uma intervenção didática envolvendo aspectos fonológicos da língua pode auxiliar para redução desse fenômeno.
Descrição:
SILVA, Iane Mirele Mendes da. A consciência fonológica e o grau de vozeamento nos pares /p, b/, /t, d/, /f, v/: uma proposta didática para alfabetização de crianças. 2020. 30 f. Artigo (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.