Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo geral: analisar a relação família e escola na busca da formação do educando, neste contexto visa identificar de que forma as professoras turmas de 4º ano da escola “X” da cidade de Guarabira ‐ PB buscam trabalhar a relação família/escola. (Tendo como objetivos específicos a) analisar como o Projeto Político Pedagógico da escola trata da relação família/escola; verificar as concepções das professoras quanto à relação família/escola e os papéis que cabem a cada uma; identificar qual a visão dos alunos quanto à relação família/escola e observar as estratégias utilizadas pelas professoras e pela escola para fortalecer essa relação. Acreditamos que é de fundamental importância estudar essa relação que há entre a família e a escola, pelo fato de sermos pedagogos e por termos que lidar com essas variantes no nosso cotidiano. Vale ressaltar que considero relevante esse trabalho porque em primeiro lugar tratamos dessa questão no contexto acadêmico e em segundo lugar, irá ser educadores comprometidos com a educação do nosso país e, mais especificamente da Paraíba. Neste sentido buscaremos compreender essa relação que há entre família/escola, pelo fato da mesma exercer uma grande influência no desenvolvimento intelectual de um indivíduo, desde sua gestação à sua formação acadêmica. Portando, sabemos que a família impulsiona a produtividade escolar e o aproveitamento acadêmico de um indivíduo. Sua distância pode provocar o desinteresse escolar e a desvalorização da educação, especialmente nas classes menos favorecidas. Para tanto, essa pesquisa se encontra em andamento. A priori, ancoramos nossos estudos em SILVA (1995); SIQUEIRA (2004); ARAÚJO (2000); BARROS (2007), dentre outros, tendo em vista um estudo bibliográfico, descritivo e de campo.
Descrição:
JACINTO, Gracielle da Silva. A importância da família no processo de aprendizagem da criança. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.