dc.contributor.author |
Fortunato, Gislainy Florencio Batista |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-10T12:48:53Z |
|
dc.date.available |
2021-03-10T12:48:53Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129 |
|
dc.description |
FORTUNATO, Gislainy Florencio Batista. Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar uma análise sobre o ensino da literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentando estratégias de leitura literária que poderão ser trabalhadas pelos docentes em sala de aula. A literatura tem o poder de desenvolver nos indivíduos os aspectos cognitivos, emocionais, intelectuais e imaginativos, levando-os ao aprimoramento de suas potencialidades humanas, e contribuindo para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos educandos. Ao trabalhar com as estratégias de leitura o professor poderá possibilitar aos alunos diversas formas de leitura e interpretação dos textos literários. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, respaldada em autores como: Cosson (2014), Jouve (2012), Todorov (2012), Amarilha (2013), Solé (1998), Colomer (2007) e Kleiman (2007). Chegou-se à conclusão, a partir dos estudos teóricos, que a literatura deve ser trabalhada como forma de ampliar os conhecimentos e vivências cotidianas para que os jovens leitores possam perceber o mundo a partir da leitura literária. As estratégias de ensino poderão ser um aporte para o professor desenvolver nos alunos o gosto pelo ato de ler. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |