UEPB - Repositório Digital

Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fortunato, Gislainy Florencio Batista
dc.date.accessioned 2021-03-10T12:48:53Z
dc.date.available 2021-03-10T12:48:53Z
dc.date.issued 2019-12-06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129
dc.description FORTUNATO, Gislainy Florencio Batista. Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar uma análise sobre o ensino da literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentando estratégias de leitura literária que poderão ser trabalhadas pelos docentes em sala de aula. A literatura tem o poder de desenvolver nos indivíduos os aspectos cognitivos, emocionais, intelectuais e imaginativos, levando-os ao aprimoramento de suas potencialidades humanas, e contribuindo para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos educandos. Ao trabalhar com as estratégias de leitura o professor poderá possibilitar aos alunos diversas formas de leitura e interpretação dos textos literários. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, respaldada em autores como: Cosson (2014), Jouve (2012), Todorov (2012), Amarilha (2013), Solé (1998), Colomer (2007) e Kleiman (2007). Chegou-se à conclusão, a partir dos estudos teóricos, que a literatura deve ser trabalhada como forma de ampliar os conhecimentos e vivências cotidianas para que os jovens leitores possam perceber o mundo a partir da leitura literária. As estratégias de ensino poderão ser um aporte para o professor desenvolver nos alunos o gosto pelo ato de ler. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.title Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta