Resumo:
A aquisição da linguagem é algo que acontece naturalmente na vida das pessoas, mas quando se trata de surdos filhos de pais ouvintes é necessário que haja contato imediato da mesma com a comunidade surda, para que assim possa aprender sua língua natural. A presente pesquisa tem como objetivo geral, apresentar os avanços e desafios da criança surda filhos de pais ouvintes, com respeito a aquisição da Libras como primeira língua. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a bibliográfica com pesquisa de campo, com análise de dados coletados através de um questionário aplicado em surdos filhos de pais ouvintes, e pais ouvintes com filhos surdos. Assim para embasamento teórico recorremos a autores como Strobel (2008), Quadros (2008) e Dizeu e Caporali (2005). No decorrer da pesquisa percebemos que a partir do momento em que o sujeito surdo foi exposto a língua de sinais, pode-se observar um melhor desenvolvimento, sendo assim, conclui-se que a língua de sinais é a língua natural dos surdos e através dela podem ter acesso a tudo e entender-se como sujeitos com direitos mediante a uma sociedade de maioria ouvinte.
Descrição:
FERNANDES, Héricka Thaís Cabral de Souza. A aquisição da linguagem no sujeito surdo de pais ouvintes: entre avanços e desafios. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.