UEPB - Repositório Digital

Trajetória histórica da EJA e os censos escolares no Brasil: um estudo de caso no município de Remígio-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza Neto, José Batista de
dc.date.accessioned 2013-11-13T18:46:09Z
dc.date.available 2013-11-13T18:46:09Z
dc.date.issued 2013-11-13
dc.identifier.other CDD 310
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314
dc.description Souza Neto, J. B. de. Trajetória histórica da EJA e os censos escolares no Brasil: um estudo de caso no município de Remígio-PB. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Baseamos os nossos estudos nos vários autores que pesquisaram sobre a educação de jovens e adultos, o analfabetismo no Brasil, a trajetória dos programas da EJA, bem como as características e especificidades desta modalidade de ensino e o perfil dos professores e alunos que fazem parte desse universo escolar chamado EJA. Esta pesquisa, busca refletir sobre a história da educação de jovens e adultos, enfocando a trajetória dos programas implantados na década de 30 e 60 e analisando qual a visão e o conhecimento que os professores tem do tema em questão, e de que maneira a falta ou não desse conhecimentos implicam na prática pedagógica do professor. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estanislau Eloy na cidade de Remígio-PB, acerca da visão dos professores sobre a temática estudada. Partindo desta perspectiva, o nosso estudo envolveu a pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, levantamentos e sistematização de informações obtidas através de pesquisas em documentos, artigos, sites da internet. O aporte teórico forneceu os elementos necessários para compreensão dos objetos do estudo alicerçando, pois, as informações obtidas. No que tange á natureza dos dados o estudo é de cunho qualitativo e quantitativo objetivando estudar e interpretar o tema abordado, destinando-se sobretudo fornecer elementos que possibilitem um aprofundamento do tema em questão para que se possa esclarecer como essas questões influenciam na prática educativa e no processo de ensino/aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Leopoldo Morais da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Censo Escolar pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.title Trajetória histórica da EJA e os censos escolares no Brasil: um estudo de caso no município de Remígio-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta