dc.contributor.author |
Souza Neto, José Batista de |
|
dc.date.accessioned |
2013-11-13T18:46:09Z |
|
dc.date.available |
2013-11-13T18:46:09Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 310 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2314 |
|
dc.description |
Souza Neto, J. B. de. Trajetória histórica da EJA e os censos escolares no Brasil: um estudo de caso no município de Remígio-PB. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Baseamos os nossos estudos nos vários autores que pesquisaram sobre a educação de jovens e adultos, o analfabetismo no Brasil, a trajetória dos programas da EJA, bem como as características e especificidades desta modalidade de ensino e o perfil dos professores e alunos que fazem parte desse universo escolar chamado EJA. Esta pesquisa, busca refletir sobre a história da educação de jovens e adultos, enfocando a trajetória dos programas implantados na década de 30 e 60 e analisando qual a visão e o conhecimento que os professores tem do tema em questão, e de que maneira a falta ou não desse conhecimentos implicam na prática pedagógica do professor. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estanislau Eloy na cidade de Remígio-PB, acerca da visão dos professores sobre a temática estudada. Partindo desta perspectiva, o nosso estudo envolveu a pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, levantamentos e sistematização de informações obtidas através de pesquisas em documentos, artigos, sites da internet. O aporte teórico forneceu os elementos necessários para compreensão dos objetos do estudo alicerçando, pois, as informações obtidas. No que tange á natureza dos dados o estudo é de cunho qualitativo e quantitativo objetivando estudar e interpretar o tema abordado, destinando-se sobretudo fornecer elementos que possibilitem um aprofundamento do tema em questão para que se possa esclarecer como essas questões influenciam na prática educativa e no processo de ensino/aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Leopoldo Morais da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Censo Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.title |
Trajetória histórica da EJA e os censos escolares no Brasil: um estudo de caso no município de Remígio-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |