UEPB - Repositório Digital

A importância da leitura para a formação de leitores críticos na educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Laysa Valéria Alves de
dc.date.accessioned 2021-03-22T14:38:54Z
dc.date.available 2021-03-22T14:38:54Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23198
dc.description SOUSA, Laysa Valéria Alves de. A importância da leitura para a formação de leitores críticos na educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública. 2019. 30 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa aborda a importância da prática da leitura no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância de manter hábitos de leitura constantes. Uma vez que, um leitor assíduo, se torna capaz de compreender melhor o mundo à sua volta. A Educação de Jovens e Adultos, como educação popular, deve traçar estratégias de motivação para que os alunos consigam driblar os entraves que se apresentam para a falta de interesse. O professor como mediador desse processo, deve ser criativo e se propor a considerar as especificidades dos educandos, para que as metodologias que utilizam a leitura tenham melhor aproveitamento e despertem acima de tudo, o apreço pelo conhecimento através dos livros. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as metodologias adotadas para a inserção e motivação da leitura na modalidade EJA. Os objetivos específicos foram: traçar o perfil dos educandos da EJA da escola estudada, investigar a importância e o significado da leitura para esses indivíduos, observar se há incentivo por parte do professor de português em relação a essa prática. Essa pesquisa teve cunho qualitativo, para tanto, foi feito um estudo de campo na EJA José Soares de Carvalho-Guarabira-PB, com dois questionários a partir de questões semiestruturadas. Depois da coleta de dados, concluiu-se que a escola apresenta um quadro preocupante no que se refere à leitura, não foi revelado nenhum projeto de incentivo, não existem estratégias especificas para inserção do hábito de ler e nem discussões a respeito do fator social atrelado à leitura. Apesar de todos saberem da importância da leitura, poucos leram um livro completo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Incentivo pt_BR
dc.title A importância da leitura para a formação de leitores críticos na educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta