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Essa pesquisa aborda a importância da prática da leitura no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância de manter hábitos de leitura constantes. Uma vez que, um leitor assíduo, se torna capaz de compreender melhor o mundo à sua volta. A Educação de Jovens e Adultos, como educação popular, deve traçar estratégias de motivação para que os alunos consigam driblar os entraves que se apresentam para a falta de interesse. O professor como mediador desse processo, deve ser criativo e se propor a considerar as especificidades dos educandos, para que as metodologias que utilizam a leitura tenham melhor aproveitamento e despertem acima de tudo, o apreço pelo conhecimento através dos livros. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as metodologias adotadas para a inserção e motivação da leitura na modalidade EJA. Os objetivos específicos foram: traçar o perfil dos educandos da EJA da escola estudada, investigar a importância e o significado da leitura para esses indivíduos, observar se há incentivo por parte do professor de português em relação a essa prática. Essa pesquisa teve cunho qualitativo, para tanto, foi feito um estudo de campo na EJA José Soares de Carvalho-Guarabira-PB, com dois questionários a partir de questões semiestruturadas. Depois da coleta de dados, concluiu-se que a escola apresenta um quadro preocupante no que se refere à leitura, não foi revelado nenhum projeto de incentivo, não existem estratégias especificas para inserção do hábito de ler e nem discussões a respeito do fator social atrelado à leitura. Apesar de todos saberem da importância da leitura, poucos leram um livro completo. |
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