dc.description.abstract |
A filosofia Kantiana na formação humana por meio da Educação, Ética e moral, desenvolvendo características positivas do ser humano a partir da instrução e disciplina como ferramentas práticas e filosóficas designadas para uma evolução humana e social. Este Artigo aborda a pedagogia kantiana trazendo uma reflexão sobre a necessidade de uma educação essencial do ser humano, que se encontra em um estado de natureza primitivo, essa educação desenvolvida a partir da moralidade e da ética, tomada como início desde os primeiros momentos da vida, com o objetivo que isto resulte de forma positiva nas relações que o ser humano estabelece e estabelecerá com o mundo. A partir disto, a ação educacional é primordial em todas as fases e etapas da vida, que se manifestam no decorrer de todas as relações da existência humana. A pesquisa é baseada na Filosofia de Kant em sua obra Sobre a Pedagogia aqui trabalhada e direcionada ao desenvolvimento humano individual e coletivo. Uma filosofia de vida pautada na lapidação do ser humano, condicionando-o a desenvolver o seu eu autônomo e suas condições reais de viver em sociedade, manifestando esse desenvolvimento no decorrer de toda a sua existência. A educação sempre tomada como essência do seu próprio desenvolvimento. Portanto, essa análise filosófica kantiana nos proporciona uma importantíssima reflexão sobre a nossa realidade humana e social. Identificando a tarefa da educação para que desenvolva sua força como controle e minimização da nossa animalidade natural, aprimorando e transformando nossas ações e vontades condicionadas e validadas apenas por via da moralidade, trazendo para nossa racionalidade a verdadeira liberdade humana. Liberdade sempre direcionada para o alcance da autonomia e da felicidade. |
pt_BR |