Resumo:
As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por distúrbios que se manifestam nos processos cognitivos básicos, principalmente de crianças durante o seu desenvolvimento intelectual e que podem causar problemas em qualquer área relacionada à aprendizagem. Escolas que não possuem profissionais qualificados, entre outros fatores, encontram dificuldades para trabalhar de forma diversificada e influenciam negativamente no desempenho destes discentes, gerando a exclusão escolar. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar alguns tipos de dificuldades de aprendizagem mais comuns no âmbito educacional que interferem diretamente na aquisição de conhecimentos, e as limitações encontradas pelos professores na inclusão dos alunos que a possuem. A metodologia utilizada foi à bibliográfica e de campo, através do uso de um questionário como instrumento para coleta de dados, analisados a partir do método qualitativo. Para dar uma melhor fundamentação teórica, foram empregados autores como Smith e Strick (2001), Silva (2012), Pinto (2012), Carvalho (2003), Mantoan (1989), entre outros. Como resultado, percebeu-se que existem aspectos que podem limitar o processo inclusivo de alunos com dificuldades de aprendizagem, entretanto a pesquisa indicou que algumas professoras apesar de possuírem qualificações profissionais para trabalhar com alunos com estas dificuldades, não demonstraram isso nas respostas. Desta maneira, o tema torna-se bastante relevante, uma vez que apresenta conclusões a partir da perspectiva dos educadores de diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao processo de inclusão.
Descrição:
SILVA, Matheus Lima Evaristo da. Dificuldades de aprendizagem e inclusão: na cidade de Guarabira-PB. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.