UEPB - Repositório Digital

A literatura no Ensino Médio: reflexões sobre práticas no Cariri Paraibano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aguiar, Maria Alice Amélia de
dc.date.accessioned 2021-03-23T22:25:52Z
dc.date.available 2021-03-23T22:25:52Z
dc.date.issued 2021-02-09
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23214
dc.description AGUIAR, M. A. A. A literatura no Ensino Médio: reflexões sobre práticas no Cariri Paraibano. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia trata sobre o Ensino de Literatura no ensino médio, partindo de reflexões acerca das práticas no cariri paraibano. Assim, objetiva investigar como vem sendo ministrado o ensino da literatura no ensino médio de duas escolas, pública/privada, da cidade de Monteiro – Paraíba. Esta pesquisa também objetivou responder a algumas questões relacionadas à maneira que vêm sendo abordadas as atividades para o trabalho com a literatura no Ensino médio e constatar se esse ensino está sendo fundamentado nos documentos oficiais: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCEM (2006), a Base Nacional Comum Curricular– BNCC (2010) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba- RCPEM (2006). A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa qualitativa e descritiva, quanto aos procedimentos de geração de dados, é classificada como pesquisa de campo, pois se estruturou por meio da aplicação de questionários com os docentes/discentes, e também a partir de observações de aulas. Teoricamente, apoia- se nos estudos de Pinheiro (2009) Antunes (2009), Marcuschi (2006), Cosson (2006), Candido (1981), Silva (1999), Zilberman (2010), dentre outros. Além de documentos parametrizadores do ensino: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCEM (2006), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2010) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (2006). A análise e os resultados desta pesquisa nos permitiram perceber que o ensino de literatura tem se deparado com obstáculos que têm dificultado uma prática mais eficiente, no sentido de cumprir as orientações presentes nos documentos oficiais, de formar leitores e de difundir o gosto pela leitura. Ou seja, observamos um ensino que vem sendo ministrado ainda de forma cristalizada e tradicional nas escolas e que tem contribuído pouco para a constituição de um leitor crítico, que sabe substituir a superficialidade do texto pelo alcance das estruturas profundas da ideia e que consegue relacionar o texto lido com o mundo vivido. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title A literatura no Ensino Médio: reflexões sobre práticas no Cariri Paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta