UEPB - Repositório Digital

A temática indígena no livro didático: entre imagens e reflexões

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Maria Jaqueline Gonçalves
dc.date.accessioned 2021-03-24T12:00:26Z
dc.date.available 2021-03-24T12:00:26Z
dc.date.issued 2019-11-05
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23218
dc.description FERNANDES, Maria Jaqueline Gonçalves. A temática indígena no livro didático: entre imagens e reflexões. 2019. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta reflexões sobre como a temática indígena é retratada no livro didático, bem como sobre a cultura dos povos indígenas do Brasil na atualidade. Reflete, ainda, a luta histórica que esses povos enfrentam para o reconhecimento de cultura frente as transformações vividas por eles desde início processo de colonização até os dias atuais. Nessa perspectiva buscamos desmitificar a imagem do índio na sociedade contemporânea, analisando e discutido as imagens e conteúdos relacionados a cultura indígena contidos no livro didático da Ensino Fundamental . O objetivo desse trabalho é refletir sobre as imagens dos povos indígenas registradas no livro didático do Ensino Fundamental na atualidade. O estudo permite também um repensar sobre a violência e a transgressão vividas pelos povos originários para continuar existindo e preservando sua identidade e diversidade cultural, como enfrentamento da imposição de culturas etnocêntricas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e cunho bibliográfico, analisando, sobretudo, o livro didático utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir desta pesquisa evidenciamos a necessidade de compor novos repertórios sobre os povos indígenas no Brasil e, em especial, no Nordeste brasileiro, investindo também na formação docente como forma de evitar segregações às populações indígenas, desconsiderando suas conquistas e sua herança cultural como base e legado da população brasileira. Os resultados apontam para a necessidade de que seja realizada uma revisão e uma adequação dos livros didáticos, visto que as imagens e as representações contidas nos mesmos não expressam a realidade histórico-social dos povos indígenas na atualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Povos Indígenas pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A temática indígena no livro didático: entre imagens e reflexões pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta