UEPB - Repositório Digital

Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mario Jefferson Canuto da
dc.date.accessioned 2021-03-24T12:18:37Z
dc.date.available 2021-03-24T12:18:37Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23220
dc.description SILVA, Mario Jefferson Canuto da. Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do planejamento e avaliação no campo da educação que, diante dos desafios e relatos dos professores, ainda existe diversas dificuldades que impedem o sucesso no ato de planejar e avaliar. Além dos estudos bibliográficos, foi aplicado um questionário aos professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Passa e Fica/RN. As perguntas foram elaboradas mediante a abordagem proposta nesse trabalho. No transcorrer da pesquisa é discorrida a trajetória histórica sobre o planejamento e avaliação, bem como os caminhos percorridos até os dias atuais, desencadeando igualmente uma discussão sobre a eficiência, sistematicidade e dificuldades que ainda incidem na prática como os instrumentos desviantes na avaliação e planejamento. Como base teórica, mencionarei autores como: Menegolla e Sant'Anna (2001); Libane (1994), Libane (2001), Luckesi (2011), Sant'Anna (1995), Matui (1995) e Gatti (2009); e documentos que marcam o processo de planejamento, como: PNE (Plano Nacional de Educação), LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (Base Nacional Curricular Comum), para contribuir com a fundamentação deste estudo. Ao resultado final dessa pesquisa, os docentes demonstraram diversos aspectos positivo sobre suas práticas voltadas ao planejamento e avaliação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta