Resumo:
Muitas são as escolas que possuem alunos surdos em sala de aula, os quais muitas vezes o professor os tem como um desafio para tornar seu processo de ensino-aprendizagem no mesmo ritmo dos demais em sala de aula. Casos assim são mais propícios à exclusão deste aluno surdo, tornando sempre necessário ao professor tomar medidas que garantam sua inclusão em sala de aula. Dentre estas medidas está o uso da ludicidade como ferramenta facilitadora de ensino em sala de aula. Por isso, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar
sobre a importância das atividades lúdicas para inclusão de alunos surdos no Ensino Regular, defendendo-as como ferramenta essencial contra os desafios de sua inclusão. Para a realização desta pesquisa, foi definida uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista contendo perguntas sobre “A APLICAÇÃO DA LUDICIDADE PARA ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA”. O local da pesquisa foi a escola E.M.E.F. Ernestina Pinto, localizada na cidade de Solânea – PB, onde foram entrevistados uma professora bilíngue e um instrutor de Libras, ambos que
trabalham em uma mesma sala multisseriada com múltiplas deficiências. Sendo que, a partir de seus relatos foi observado que em suas aulas utilizam-se de várias atividades lúdicas com seus alunos e, confirmaram que através destas atividades os alunos mostram um maior progresso em seu aprendizado. Por fim, foi concluído que o uso da ludicidade é uma ferramenta importante para a inclusão destes alunos surdos, principalmente como meio facilitador de aprendizagem em sala de aula.
Descrição:
SOUZA, Mikaella Santos de. Alunos surdos no ensino regular: o uso da ludicidade para a sua inclusão em sala de aula. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.