Resumo:
Este trabalho tem como tema a prática da leitura em sala de aula com a utilização das Histórias em Quadrinhos. O objetivo geral do presente trabalho é valorizar o uso das histórias em quadrinhos como suporte pedagógico em sala de aula para a prática de leitura pelos alunos. Para validar o trabalho buscou-se auxílio de teóricos como: LAJOLO (2002), VERGUEIRO (2010),REZENDE (2009), FOGAÇA (2002) CAGNIN (1975) , entre outros. Além de documentos importantes como PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais) e a LDB( Lei de Bases da Educação). O presente trabalho teve como metodologia de estudo, a pesquisa qualitativa realizada na Escola Estadual Antônio Pinheiro Bezerril e Escola Municipal Felipe Andre Bezerril Solto, na cidade de Lagoa D`anta,RN. Com a aplicação de questionários, para professores e alunos, buscando confrontar as informações, com a finalidade de descobrir se a prática de leitura é realmente utilizada pelos professores em sala de aula, como ela se realiza, se o professor faz uso das HQs e o que pensam os alunos sobre leitura,e sobre o gênero apresentado. Os resultados da pesquisa comprovaram que os professores estão conscientes da importância da leitura para a formação de seus alunos, e acham que as histórias em quadrinhos são muito importante para a educação. O questiónário aplicado aos alunos mostrou que eles são conscientes de que a leitura é capaz de mudar os destinos de suas vidas para melhor, conhecem as histórias em quadrinhos e que se interessam muito por esse gênero textual. A pesquisa então comprovou tanto através dos teóricos como nos resultados dos questionários os benefícios das histórias em quadrinhos como um ótimo motivador para que os alunos sintam prazer pelo ato de ler.
Descrição:
Bezerra, V. M. da S. A prática da leitura na sala de aula com a utilização das histórias em quadrinhos. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.