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O presente estudo discute refletir sobre as práticas de linguagens abordadas no ensino de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando de marcos legais e teóricos acerca do tema proposto. A princípio foram realizados estudos sobre o marco regulatório que abrange o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, embasado pelos documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Como contribuição para as discussões, discorremos sobre as concepções de linguagem e suas implicações para o ensino da Língua, embasada nas teorias de Geraldi (1984), Saussure (1995), Bagno (2002), Bakhtin (2006), Travaglia (2009), entre outros autores. Nessa perspectiva, apresentamos as práticas de linguagens que compõem o currículo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de analisar o desenvolvimento de habilidades das práticas de leitura/escuta, oralidade, escrita e análise linguística/semiótica, no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a participação significativa e crítica do sujeito nas diversas práticas sociais. |
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