Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo abordar o papel do profissional intérprete de Libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande - PB, mostrando a importância do TILS no ambiente educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo e um estudo de caso em três (3) escolas públicas no município de Alagoa Grande-PB. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais no processo de inclusão do aluno surdo. Utilizamos uma metodologia no uso misto de duas classes de pesquisa, a exploratória e a descritiva em uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, baseado nas respostas das três (3) intérpretes educacionais. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores, como Quadros (2004), Lacerda (2011), Richardson (2012), Gesser (2009), Machado (2008). Este estudo mostrou a importância na formação específica do intérprete educacional para sua melhor fluência na Língua de Sinais e na mediação da comunicação propiciando ao aluno surdo acessibilidade no ambiente escolar, visto que é a partir da atuação do mesmo no ambiente educacional que o surdo tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados. Conclui- se que a parceria entre professor regente e intérprete educacional de Língua de Sinais é relevante para o bom desempenho do aluno surdo através do trabalho conjunto entre os dois, cada um exercendo seu papel específico, sem adentar no espaço profissional do outro, porém elencando- o com agente pedagógico no ambiente escolar.
Descrição:
SOUZA, Sannyele Rodrigues de. O papel do tradutor intérprete de libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande – PB. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.