UEPB - Repositório Digital

As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Renata Silva de
dc.date.accessioned 2021-04-06T15:05:33Z
dc.date.available 2021-04-06T15:05:33Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276
dc.description OLIVEIRA, Renata Silva de. As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da ludicidade durante a realização das regências na disciplina curricular Estágio Supervisionado II, as regências foram realizadas por três acadêmicos, e aqui relataremos uma das perspectivas desta vivência. Como aporte teórico, buscamos o entendimento do estágio como campo de pesquisa superando a relação dicotômica teoria prática que permeia as discussões no que tange ao estágio de acordo as ideias dos seguintes autores: Pimenta (2004), Pimentel e Pontuschka (2014), Pimenta; Lima (2011). No que se refere aos aspectos da ludicidade, encontramos em: Vygotsky (198 4), Kishimoto (1993), Janet Moyles (2006), e entre outros. Para tal, adotou se como metodologia pesquisa de campo de tipo qualitativo, esta considerada como meio de conseguir informação acerca de determinados problemas A s aulas ocorreram numa turma de 2 ° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola localizada no município de Guarabira/PB. Sabemos, então, que no momento das regências, os estagiários ficam inseguros em ter que se responsabilizar de conter a turma, e buscar práticas que impactem positivamente na realização dos seus planejamentos, foi através dessa percepção que resolvemos trabalhar por meio do lúdico, já que chama atenção e traz muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças fazendo com que elas sintam se à vontade em estar presentes na sal a de aula. Como resultados, emergiu a noção de que as atividades lúdicas se configuram como meio eficaz na realização pedagógica no momento do estágio, gerando impactos positivos na execução e relacionamento entre os envolvidos no processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Camila Matos Viana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta