Resumo:
A religiosidade é algo presente em todas as esferas da sociedade, é o que em grande medida dá sentido a história
de vida e identidade de um povo. Dessa maneira, está pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e discutir as
representações culturais das religiões de matriz afro-brasileiras nos livros de história do ensino fundamental II.
Optamos por dar ênfase ao recorte temporal de (2004-2008), esse recorte tem a ver com a criação da lei
10.639/03, lei pela qual passa a ser obrigatória a contemplação das tradições culturais dos africanos e afro -brasileiros no ensino brasileiro. Essa análise parte de uma perspectiva certeauriana e tenta problematizar os
conflitos e estigmatização que ainda torna invisível e indizível os ritos, símbolos e representações de tais
religiões nos manuais didáticos de história. Nossa pesquisa faz uso de bibliografias referente à religiosidade afro,
assim como ao ensino de história. Analisamos também livros didáticos de história do ensino fundamental II, bem
como as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, juntamente com a lei 10.639/03.
Descrição:
Silva, J. L. da. Religiões de matriz afro-brasileira: uma trajetória de
estranhamento nos livros didáticos. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.