Resumo:
Este artigo científico aborda as possibilidades de desenvolvimento do conteúdo do esporte na escola e do esporte da escola nas aulas de Educação Física como forma para desenvolvimento do aluno em sua totalidade, seja sobre os conteúdos da disciplina, em habilidades corporais, no direito de cidadania, da prática do senso crítico, e outras habilidades, e ainda trabalhar cada uma das perspectivas de trabalho, bem como suas características e diferenças. O esporte da escola é um elo importante entre o aluno e o saber, como proporciona o desenvolvimento de competências relacionadas aos jogos e esportes, mas também desenvolve
habilidades diversas relacionadas ao comportamento e o modo como os alunos lidam com as emoções no cotidiano. Os jogos esportivos na escola proporcionam o espírito competitivo trabalhando questões e regras relacionadas aos diversos esportes que podem ser apresentados nas aulas de educação física no ambiente
escolar. O objetivo deste estudo é descrever como o esporte da escola e o esporte na escola se relacionam para desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências nos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em livros, artigos e trabalhos acadêmicos para determinar os conceitos e
teorias a respeito dos esportes na escola e dos esportes da escola. Como conclusão observou-se que existe uma diferenciação entre o esporte na escola e o esporte da escola, em que no primeiro é a aplicação do esporte, propriamente dito, nas aulas de educação física, com suas regras e normas; já o esporte da escola é a adaptação dos esportes existentes nas aulas de educação física, para desenvolver habilidades diversas e formar o aluno como cidadão.
Descrição:
FERREIRA, F. E. G. Esporte na escola ou esporte da escola? uma relação para educação e formação do aluno. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]