Resumo:
O presente objetivo deste relato de estágio, fundamenta - se em apresentar a convivência desenvolvida com os jovens no Ensino Médio e relatar as exigências relacionadas às práticas pedagógicas do jogar, do brincar e da brincadeira em forma de um relato de experiência. Focado em abordagens que referencie a relação dos jogos educativos, das brincadeiras, da história e a convivência nas aulas práticas com os alunos da escola E.C.I.T José Leite de Sousa a pesquisa aborda a função das atividades lúdicas no ensino médio. Ao sabermos que os jogos oportunizam a construção de habilidades de convivência em equipe, das atitudes de cooperação, proporcionando prazer e satisfação ao estudante no processo ensino e aprendizagem, e ao compreender a relação entre o lúdico e o ensino no ambiente escolar. Os resultados obtidos permitiram verificar a valorização das atividades lúdicas, os jogos e brincadeiras como recurso pedagógico em sua prática. Acredito que o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.
Descrição:
SOUSA, R. W. M. A função das atividades lúdicas no ensino. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]