UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia através do uso de temas geradores: uma proposta metodológica a partir da temática segregação socioespacial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Janice dos Reis
dc.date.accessioned 2021-04-16T11:01:31Z
dc.date.available 2021-04-16T11:01:31Z
dc.date.issued 2021-04-05
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23339
dc.description SANTOS, J. dos R. O ensino de geografia através do uso de temas geradores: uma proposta metodológica a partir da temática segregação socioespacial. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da utilização de temas geradores no Ensino de Geografia a partir da temática Segregação Socioespacial. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica subsidiada pela leitura e reflexão de obras de autores importantes na área de formação de professores de Geografia, que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do ensino aprendizagem. O Ensino de Geografia tem o propósito de desenvolver o senso crítico dos estudantes, com vista ao exercício pela cidadania, e faz isso por meio da compreensão do espaço geográfico, das dinâmicas existentes nele, contribuindo assim, para a formação de sujeitos críticos capazes de romper os mecanismos dominadores. Através desse estudo foi possível compreender a necessidade de aproximar os conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia em sala de aula com a realidade dos alunos, visando uma aproximação entre sujeitos e objeto de estudo. O processo de urbanização, resultado da concentração de massa urbana, intensificou as disputas pelo espaço urbano, fomentando as desigualdades sociais, agravadas pelas inadequadas condições de acesso aos meios de consumo coletivo. Nessa perspectiva, a escrita deste trabalho parte do entendimento de que o Ensino de Geografia não pode ser um ato mecânico, resumido apenas a informar, mais é necessário pensar a educação, bem como a Geografia escolar, no bojo das efervescentes transformações socioespaciais, para isso o professor e as práticas por ele desenvolvidas nos espaços de sala de aula tem fundamental importância. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Joana d' Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Segregação socioespacial pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.title O ensino de geografia através do uso de temas geradores: uma proposta metodológica a partir da temática segregação socioespacial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta