Resumo:
A Administração Pública consiste na conjuntura organizativa dos órgãos e serviços públicos, bem como dos atores executores. Este estudo visa analisar as características dos modelos de gestão no setor público, com ênfase na gestão de pessoas e na gestão por competências. Para Gil (2002) há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas, sendo esta a metodologia utilizada para fundamentar a pesquisa realizada. Segundo Afonso e Teixeira (2014) o modelo gerencial de administração chega ao Brasil em virtude da insatisfação que a população vinha sentindo com a administração burocrática. O escopo da atividade dos recursos humanos na Administração Pública também necessitaria de mudança, esta agiria de modo a analisar as habilidades dos colaboradores da instituição, bem como indicar a direção, tais características relacionam-se com a gestão de pessoas por competência. Conclui-se, portanto, que a gestão por competências se configura como um modelo relevante para o bom funcionamento da Administração Pública.
Descrição:
MORAIS, Hortencia Costa Freire de. Modelos de gestão para o setor público: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública- Tecnológico)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.