Resumo:
O ensino de Sociologia tem valorizado cada vez mais os saberes socioculturais e a atuação dos nossos estudantes na sociedade. Levar essas vivências para a sala de aula é essencial para o desenvolvimento crítico dos nossos estudantes. Diante do exposto, este trabalho teve como principal objetivo observar as experiências de mulheres pertencentes à uma associação rural situada no município de Soledade, na Paraíba, de forma a compartilhar esses conhecimentos transmitidos por elas com a sala de aula, através do conteúdo de “ideologia” visando, assim, um ensino contextualizado e interdisciplinar. Esta pesquisa possui natureza qualitativa, tendo como interlocutores um público composto por 36 estudantes que estavam inseridos na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual e 12 mulheres pertencentes à associação AZEGON. Metodologicamente, definiu-se como instrumentos para coleta de dados na investigação, a aplicação de dois questionários e uma proposta didática. Os resultados obtidos foram satisfatórios. As visitas à associação AZEGON mostraram o quanto as mulheres ali presentes detinham um conhecimento vasto relacionado ao artesanato e o plantio. A participação dos discentes na aula foi positiva, houve diálogos e discussões necessárias. Com o desenvolvimento desse trabalho foi possível constatar a riqueza que foi ensinar o conteúdo de “ideologia”, relacionando as vivências das mulheres da AZEGON. A proposta, teve uma aceitação muito significativa por parte dos educandos, levando-os a atuar de maneira aberta e coletiva na sociedade.
Descrição:
GALDINO, L. S. Vivências das mulheres de uma associação rural: o saber compartilhado com a comunidade rural e a sala de aula. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.