UEPB - Repositório Digital

Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Fernando Cavalcante
dc.date.accessioned 2021-04-28T18:28:27Z
dc.date.available 2021-04-28T18:28:27Z
dc.date.issued 2021-04-14
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23349
dc.description DANTAS, F. C. Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil. 2021. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Filosofia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia tem como objetivo analisar e dissertar sobre a história do ensino de Filosofia no Brasil, do período colonial até a promulgação da Lei nº 13.415/2017 que retirou a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio. Dessa maneira, será analisado como a inconstância no currículo afetou negativa e significativamente o desenvolvimento dos livros didáticos. Como evidência disso, destaco a desvalorização da contribuição filosófica africana na história da Filosofia através de sua ausência nos principais materiais didáticos, para não dizer, senão, em todos. Para isso, serão analisados os livros Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, Filosofando: Introdução à Filosofia, de Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires, Fundamentos de Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fenandes, Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos, de Juvenal Savian Filho e o Filosofia: Experiência do Pensamento, de Silvio Gallo. Por fim, esboço alguns dos argumentos pró e contra a origem grega da Filosofia, hipótese prevalente em todos os manuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Professora Dra. Gilmara Coutinho Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Reformas educacionais pt_BR
dc.title Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta