Resumo:
Discutir sobre a memória e patrimônio de uma escola a partir da educação patrimonial é por demais importante para compreender a dimensão patrimonial, histórica de uma escola no contexto da localidade onde ela atua. Neste estudo apresentamos a educação patrimonial como meio para trabalhar a memória e o patrimônio da Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia-PB. Como objetivo geral nossa proposta foi refletir sobre a Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida Areia-PB como espaço de memória e patrimônio educacional na história da Educação de Areia, mostrando a importância de se preservar a escola como patrimônio. Nosso estudo se situa no campo da educação patrimonial em interface com a história da educação. Trabalhamos a partir dos estudos de Pollak(1989), Le Goff,(1990), Nora(1990) e Halbwachs(1990). A metodologia usada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental cujas fontes foram livros, artigos, facebook e blogs. A partir do estudo e pesquisa realizados, compreendemos que a valorização do patrimônio escolar é fundamental, para entender pelo viés educacional, a história de uma cidade. A partir da pesquisa sobre a escola, objeto de nosso estudo, podemos entender não apenas a importância da mesma para a realidade local, como também seu significado para a história da educação na Paraíba.
Descrição:
LISBOA, D. D. S. Memória e patrimônio na abordagem da educação patrimonial: Escola Estadual José Américo de Almeida Areia - PB. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.