Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial educativo da literatura de cordel na sala de aula, enfatizando suas contribuições na aprendizagem histórica a partir da ênfase dada no papel do cordel na discussão do Museu de Arte Popular da Paraíba que esta localizado na cidade de Campina Grande - PB. O cordel contribui para compreender a importância do museu como lugar de educar e é relevante no ensino de história. A literatura de cordel faz parte da cultura popular nordestina sendo importante na educação escolar. Nosso objetivo geral é analisar o Museu de Arte Popular localizado na cidade de Campina Grande através dos cordéis, enfatizando o papel educativo do cordel no ensino de história. Nossa proposta é discutir através dos cordéis, a memória e o patrimônio a partir do tratamento dado ao museu, contido na literatura de cordel. Trabalhamos a partir dos estudos de Freire (1980), Diniz (2008), Almeida (2009) e Pinheiro (2001). Nossa abordagem metodológica foi baseada na pesquisa bibliográfica e documental cujas fontes utilizadas para este estudo, foram três cordéis denominados de Os Três Pandeiros da Serra ou O Museu de Arte Popular da Paraíba, autoria de Raquel Juvêncio e Filomena Mourão, Nos caminhos da educação de autoria de Moreira de Acopiara, cordelista do interior do Ceará e Coronavírus em cordel da Poetisa e enfermeira de Campina Grande, Anne Karoline, que embora a temática abordada por ela em seu cordel não faça parte da proposta inicial de analise do artigo, mas nos trará uma boa ilustração da flexibilidade de abordagens de diferentes temáticas pela literatura de cordel.
Descrição:
OLIVEIRA, I. R. F. de. O cordel no ensino de história: abordagem sobre o museu de arte popular como patrimônio cultural de Campina Grande - PB. 2020. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.