UEPB - Repositório Digital

O uso de jogos didáticos para o ensino de zoologia dos vertebrados em uma escola pública de Queimadas – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Danília de Lima
dc.date.accessioned 2021-05-11T12:59:14Z
dc.date.available 2021-05-11T12:59:14Z
dc.date.issued 2020-03-10
dc.identifier.other CDD 591
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23394
dc.description FREITAS, D. de L. O uso de jogos didáticos para o ensino de zoologia dos vertebrados em uma escola pública de Queimadas – PB. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A zoologia é o ramo das ciências biológicas que tem por finalidade o estudo do reino animal em seus múltiplos aspectos. No entanto, a depender da metodologia utilizada para abordar essa temática, o ensino torna-se enfadonho e monótono, sobretudo a partir de aulas unicamente expositivas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo desenvolver aulas de ciências (zoologia dos vertebrados), através de metodologias lúdicas, utilizando como recurso pedagógico os jogos didáticos. A pesquisa foi desenvolvida com 40 alunos e 02 professores de ciências de duas turmas de 7º ano do ensino fundamental (turno matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel, situada na zona urbana da cidade de Queimadas/PB. Inicialmente, foi realizado um levantamento das concepções dos estudantes a respeito dos vertebrados, por meio de questionário pré-teste; os jogos foram aplicados e, em seguida, realizado o questionário pós-teste. Os professores foram questionados sobre a metodologia de ensino, recursos didáticos utilizados nas aulas, rendimento escolar e dificuldades percebidas para a realização de aulas práticas ou de caráter lúdico. Como resultado da pesquisa, observou-se um aumento no número de acertos das questões específicas de cada conteúdo abordado através das atividades lúdicas, 18,5% para o jogo “Roleta dos peixes”, 32% para o jogo “Que anfíbio sou eu?” e 24,2% para o “Tabuleiro dos répteis”, indicando assim uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, pretendeu-se motivar, dinamizar, diversificar e fortalecer o interesse dos alunos e professores pelos conteúdos referentes à zoologia, trabalhando de forma contextualizada a partir das concepções dos participantes da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.title O uso de jogos didáticos para o ensino de zoologia dos vertebrados em uma escola pública de Queimadas – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta