Resumo:
O estágio de ensino compreende a vivência do licenciando na escola, o que permite sua formação inicial docente, proporcionando a construção de saberes sobre a prática e também uma reflexão sobre a escolha de atuar na carreira docente. Sabendo que o estágio de ensino é indispensável para os graduandos de licenciatura, e que a supervisão de um professor é fundamental nesse processo, o presente trabalho traz a opinião dos graduandos e graduados de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a importância que possui o estágio em docência. Os questionários que deram suporte para o desenvolvimento desse trabalho foram encaminhados para 18 estudantes, através de um e-mail exclusivo para essa finalidade, respondidos, e encaminhados com as respostas para o mesmo e-mail. As metodologias utilizadas nesse trabalho foram a qualitativa e a quantitativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva. Dos resultados obtidos, foram destacados os dados mais relevantes para a pesquisa e discutidos. Conclui-se que a realização do estágio contribui na formação docente. Logo, é inevitável que falhas não sejam encontradas, mas muitas delas poderiam ser evitadas. Diante disso, é possível ver que há muito o que ser melhorado e a universidade precisa dar esse suporte aos seus estudantes.
Descrição:
ARRUDA, M. C. A. A percepção de alunos egressos dos estágios em docência do curso de Ciências Biológicas. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.