UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Petronio Alves
dc.date.accessioned 2021-05-11T12:59:32Z
dc.date.available 2021-05-11T12:59:32Z
dc.date.issued 2020-03-03
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23398
dc.description BARBOSA, P. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, no âmbito educacional, observa-se que os docentes possuem algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, e no que se diz respeito o ensino de Ciência observa-se, que uma gama de dificuldades podem ser atribuídas, como fatores externos e internos na vida do alunado.Desse modo o intuito desse trabalho foi avaliar e discutir as dificuldades enfrentadas por esses docentes no processo de ensino e aprendizagem Ciências. O trabalho foi realizado em escolas particulares e públicas de Campina Grande, Paraíba; foram aplicados questionários em um total de 11 professores, compreendendo 5 escolas particulares e 5 escolas públicas.Os dados da pesquisa foram tratados de foram qualitativamente, onde algumas falas mais significativas foram transcritas, e aplicada uma média estatística para melhor tratamento dos dados apresentados.Os dados obtidos foram colocados em gráficos e tabelas, para melhor tratamento das informações. Ao fazer a análise dos dados apresentados,observou-se que as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem de Ciências pelos docentesde escolas públicas, é a falta d e infraestrutura como falta de laboratórios e materiais tecnológicos, já nas escolas particulares seria a falta de interesse dos alunos e a ausência da família na vida escolar do aluno.Pode -se também relatar que o uso do livro didático como ferramenta única de ensino contribui para que os alunos não tenha sede do saber, por isso o uso de metodologias diversificadas em sala de aula, é imprescindível para superarem suas dificuldades no que se diz respeito ao ensino e a aprendizagem.A formação continuada desses professores, também é importante para que possam vencer essas dificuldades apresentadas ao longo do ensino de Ciências em sala de aula, pois novos métodos e estratégias são reinventados constantementes, sendo assim,esses profissionais precisam estar atualizados para que possam reinventar sua forma de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta