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Atualmente, no âmbito educacional, observa-se que os docentes possuem algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, e no que se diz respeito o ensino de Ciência observa-se, que uma gama de dificuldades podem ser atribuídas, como fatores externos e internos na vida do alunado.Desse modo o intuito desse trabalho foi avaliar e discutir as dificuldades enfrentadas por esses docentes no processo de ensino e aprendizagem Ciências. O trabalho foi realizado em escolas particulares e públicas de Campina Grande, Paraíba; foram aplicados questionários em um total de 11 professores, compreendendo 5 escolas particulares e 5 escolas públicas.Os dados da pesquisa foram tratados de foram qualitativamente, onde algumas falas mais significativas foram transcritas, e aplicada uma média estatística para melhor tratamento dos dados apresentados.Os dados obtidos foram colocados em gráficos e tabelas, para melhor tratamento das informações. Ao fazer a análise dos dados apresentados,observou-se que as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem de Ciências pelos docentesde escolas públicas, é a falta d e infraestrutura como falta de laboratórios e materiais tecnológicos, já nas escolas particulares seria a falta de interesse dos alunos e a ausência da família na vida escolar do aluno.Pode -se também relatar que o uso do livro didático como ferramenta única de ensino contribui para que os alunos não tenha sede do saber, por isso o uso de metodologias diversificadas em sala de aula, é imprescindível para superarem suas dificuldades no que se diz respeito ao ensino e a aprendizagem.A formação continuada desses professores, também é importante para que possam vencer essas dificuldades apresentadas ao longo do ensino de Ciências em sala de aula, pois novos métodos e estratégias são reinventados constantementes, sendo assim,esses profissionais precisam estar atualizados para que possam reinventar sua forma de ensino. |
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