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A neoplasia infanto-juvenil é considerada a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, desse modo tanto a criança como a família enfrentam hospitalizações constantes e prolongadas. Em vista disso, diversas formas de tratamentos lúdicos foram surgindo ao decorrer dos anos, como por exemplo o uso do videogame dentro dos hospitais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os benefícios da reabilitação virtual dos pacientes oncopediátricos. Tratou-se de uma revisão literária disposta nos idiomas da língua inglesa e portuguesa, desenvolvida com os seguintes descritores: câncer, pediatria, fisioterapia, gameterapia, reabilitação virtual, cancer, pediatrics, physiotherapy, game therapy e virtual rehabilitation, pesquisados nos últimos 11 anos (2009-2020), nas plataformas Google Acadêmico, Lilacs, Scielo, Pedro e Pubmed. Foram encontrados 522 artigos, aplicados aos critérios de inclusão e exclusão, onde 7 foram selecionados para leitura na íntegra. Todos os artigos trataram do tema lúdico em pacientes pediátricos, podendo se destacar como grande aliado do tratamento, a utilização de videogames com protocolos e jogos específicos. Conclui-se que a utilização do videogame em pacientes diagnosticados com câncer infanto-juvenil é de suma importância, porém necessita-se de novos estudos como ensaios clínicos randomizados na área de tecnologias virtuais e saúde, propostas para pacientes em tratamento de neoplasia maligna infatojuvenil, para análises mais aprofundadas. |
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