UEPB - Repositório Digital

A matemática em tempos de distanciamento social: educação financeira em face à pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, João Erick Alves
dc.date.accessioned 2021-05-18T00:02:35Z
dc.date.available 2021-05-18T00:02:35Z
dc.date.issued 2021-05-11
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.403 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23476
dc.description NASCIMENTO, J. E. A. A matemática em tempos de distanciamento social: educação financeira em face à pandemia. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A proposta de estudo aqui apresentada tem como tema central a matemática financeira, conceito importante aplicado a partir da análise de dados financeiros. Considerando os problemas da sociedade, a matemática financeira está diretamente ligada às questões valorativas do dinheiro, tanto no espaço, como no tempo. A temática a ser desenvolvida propõe a realização de um estudo crítico e reflexivo voltado a compreensão da importância exercida pela matemática financeira na correta aplicação dos recursos financeiros das famílias e das micro e pequenas empresas, bem como, da usabilidade do dinheiro e suas aplicações no mercado econômico em meio ao distanciamento social decorrente da Pandemia da Covid-19. No que concerne ao marco teórico principal, isto é, ao corte epistemológico necessário ao estabelecimento dos níveis de reflexão e de objetividade, propõe-se buscar em estudos anteriores informações capazes de auxiliar a contextualização da pesquisa e, deste modo, seu embasamento teórico. Tal como, temos como proposta metodológica desenvolver um estudo planejado, por meio do método de abordagem indutivo, tendo como teoria a não aplicabilidade da matemática financeira direcionada a economia e a organização das finanças durante o atual período de distanciamento social. Assim, considerando o cenário apresentado, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de fins exploratório-descritivo, realizado a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo, sendo essa última de maneira participante, cujo grau de profundida e interpretação condiciona essa proposta em meio a abordagem qualitativa do problema, cujos resultados se espera alcançar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Economia pt_BR
dc.title A matemática em tempos de distanciamento social: educação financeira em face à pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta