UEPB - Repositório Digital

Nivelamento matemático: contribuições para a aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Kayo Vinicio Marinho
dc.date.accessioned 2021-05-24T15:55:37Z
dc.date.available 2021-05-24T15:55:37Z
dc.date.issued 2021-05-13
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23486
dc.description MONTEIRO, K. V. M. Nivelamento Matemático: contribuições para a Aprendizagem. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho de conclusão de curso é um estudo que tem como objetivo abordar e discutir a importância do método de nivelamento como critério de aprendizado para alunos que estão iniciando a primeira série do ensino médio. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como tema abordado “A contribuição do método de nivelamento matemático para a aprendizagem dos alunos das escolas regulares do ensino médio”. A problematização partiu da observação de que muitos alunos concluintes do ensino fundamental II e iniciantes do ensino médio não tem uma ideia clara do que realmente é a Matemática e apresentam dificuldades interpretação e aprendizado dos conteúdos, como também, do significado de suas expressões e aplicações. No primeiro instante foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais de apoio como artigos científicos e livros em plataformas digitais como Google Acadêmico, plataforma sucupira e Scielo, de autores como: Lorencini (2013), Luckesi (2005), Pinheiro; Rebouças (2018), Prodanov et, el. (2013), Gil (2009). O estudo foi concluído através de aplicação de questionário de pergunta e resposta de múltipla escolha aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Os resultados alcançados apontaram que grande parte dos estudantes que responderam à pesquisa apresentam algum déficit no aprendizado dos conteúdos de matemática. Por fim, espera-se que essa pesquisa corrobore com o desenvolvimento do método de nivelamento, melhorando o processo de aprendizado dos alunos que estão no período de transição. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Método de nivelamento pt_BR
dc.subject Nivelamento em matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Nivelamento matemático: contribuições para a aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta