dc.contributor.author |
Silva, Eveline Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-27T13:02:25Z |
|
dc.date.available |
2021-05-27T13:02:25Z |
|
dc.date.issued |
2019-02-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23515 |
|
dc.description |
SILVA, E. P. da. A importância do ‘Estágio Supervisionado II’ em Ciências Biológicas, no processo de ensino-aprendizagem com alunos do Programa 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA). 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é um relato vivencial do estágio supervisionado com turmas do
EJA, atividade exigida nos cursos de licenciatura. A finalidade do estágio é desenvolver
nos alunos dos cursos de licenciatura a compreensão das teorias estudadas durante a
graduação, e sua aplicabilidade na prática, capacitando o professor em formação, para
que o mesmo possa se tornar um sujeito transformador da sociedade, que venha a
contribuir para a construção da cidadania pelos seus alunos.
Este relato de experiências se desenvolveu no curso de Ciências Biológicas, na
modalidade licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, localizada na
cidade de Campina Grande - PB. Possui caráter descritivo em relação às ações
desenvolvidas no Estágio Supervisionado II em relação ao Ensino Fundamental.
Descreve à experiência do curso noturno, no qual o estágio supervisionado acontece no
âmbito da Educação de Jovens e Adultos - EJA, o que torna a experiência ainda mais
enriquecedora e repleta de novos significados para o ensino noturno e a formação de
futuros educadores. A unidade educacional de concessão foi a Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada na Av. Dr.
Elpídio de Almeida, 25 - Bairro Catolé, na cidade de Campina Grande, PB, sob
orientação de docente do quadro efetivo da UEPB, lotado no Departamento de Biologia.
Esta baseou-se no conhecimento teórico-prático, no qual ferramentas educacionais
foram utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da graduanda, a fim de
estabelecer uma conexão entre teoria e prática, possibilitando a futura profissional,
adquirir as experiências necessárias ao ensino por meio da observação, planejamento e
intervenção. Com este trabalho foi possível verificar que o estágio supervisionado é um
componente curricular de extrema importância quando utilizado como ferramenta de
preparação para um profissional da área de educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.title |
A importância do ‘Estágio Supervisionado II’ em Ciências Biológicas, no processo de ensino-aprendizagem com alunos do Programa 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |