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A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II

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dc.contributor.author Andrade, Ianny da Silva
dc.date.accessioned 2021-05-28T11:49:32Z
dc.date.available 2021-05-28T11:49:32Z
dc.date.issued 2021-02-26
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23525
dc.description ANDRADE, I. da S. A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II. 2021 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da utilização da Charge como recurso didático nas aulas de Geografia a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II na escola E.C.I. Dep. Carlos Pessoa Filho (Aroeiras/PB) em uma turma do 8º ano. A pesquisa é com base no método fenomenológico. As metodologias trabalhadas tiveram como embasamento os pensamentos de Piaget abordados por Cunha (2008), com relação à motivação aos discentes e à organização da sala de aula, visando preparar o ambiente escolar, e Libâneo (2013) como fonte para a estruturação das atividades aplicadas. Com relação aos procedimentos metodológicos teve a aplicação da charge dividida em três intervenções com temáticas diferentes. Na primeira intervenção, foi utilizada a charge como direcionamento e contextualização da discussão, utilizando-se também de um resumo e uma atividade com o intuito de fazer com que os alunos contextualizassem a charge com a temática geográfica trabalhada. A segunda intervenção e a terceira foram utilizadas o resumo para a aula, juntamente com questionamentos, incentivo à leitura e interpretação do que foi lido, as charges foram utilizadas como atividades, essas que tiveram questionamentos que buscavam, a partir da leitura e interpretação da charge, correlacionar com a temática geográfica trabalhada. A terceira intervenção teve ainda um questionamento que buscava incentivar os discentes a trazer possíveis soluções que amenizassem a situação-problema contida na charge, levando em consideração as perspectivas geográficas. Como resultados foi possível verificar a utilização do recurso charge, juntamente com as contribuições de PIAGET e LIBÂNEO foram capazes de tornar a aula de Geografia didática e harmoniosa, com ampla participação dos discentes e capaz de instigar o senso crítico-reflexivo destes, além de trazer contribuições para o docente estagiário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Mélo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II pt_BR
dc.type Other pt_BR


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