Resumo:
O presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre o ensino de leitura e a
formação de leitores críticos. Para tanto, delineamos como principal objetivo desta
discussão, apresentar como a leitura pode ser mediada na sala de aula a partir do
gênero charge. Os objetivos específicos deste trabalho consistem em: i) discutir
algumas concepções de leitura, ii) discorrer sobre a abordagem sociointeracionista
de ensino e a perspectiva social do letramento, iii) refletir sobre a importância dos
gêneros textuais no ensino de leitura, focando na relevância do gênero charge para
a formação do leitor crítico. Nossas discussões serão articuladas à luz dos
pressupostos teóricos de Martins (1993), Koch e Elias (2010), Oliveira (2010), a
partir dos quais apresentaremos algumas concepções de leitura. Em seguida, com
base nas autoras Kleiman (2005; 2007) e Soares (2010) refletiremos sobre a
importância do letramento nesse processo. Depois, utilizaremos as contribuições
teóricas de Marcuschi (2008) para discorrer sobre os gêneros textuais. Por fim,
aportados em Koch e Elias (2010), Romualdo (2000) e Solé (1998) discutiremos
sobre o surgimento da charge, seu caráter crítico e o impacto que causa na
sociedade, como também os tipos de conhecimentos acionados pelo leitor para a
leitura e compreensão deste gênero. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo
e caráter exploratório. Assim sendo, este trabalho se justifica pelo fato de
comumente encontrarmos alunos com aversão à leitura, como também
reconhecermos os altos índices de analfabetismo funcional que correspondem
àqueles leitores que não conseguem inferir sentido ao que ler. Outro fator que
aponta para a relevância desta pesquisa é que ela oportuniza aos professores de
língua portuguesa uma reflexão sobre essa problemática, como também aponta para
uma proposta pedagógica que consiste em atividades sugestivas que possam
auxiliá-los no encaminhamento da leitura na modalidade de ensino remoto, a partir
dos conhecimentos prévios que seus alunos já possuam para acionarem os
múltiplos sentidos durante a interpretação textual. Todas as atividades sugeridas
neste trabalho foram elaboradas tendo em vista a nova configuração do meio
educacional, como também com uma temática voltada para a pandemia
considerando imprescindível esta discussão em sala de aula.
Descrição:
NASCIMENTO, J. dos S. A leitura no ensino fundamental: uma proposta a partir do gênero charge para o ensino remoto em tempos de pandemia. 2021. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.