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A fala como um recurso didático socioconstrutivista: uma proposta de atividade para o ensino fundamental

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dc.contributor.author Fideles, Layla Helena Alves de Souza
dc.date.accessioned 2021-06-01T15:01:43Z
dc.date.available 2021-06-01T15:01:43Z
dc.date.issued 2021-05-03
dc.identifier.other CDD 372.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23541
dc.description FIDELES, L. H. A. de S. A fala como um recurso didático socioconstrutivista: uma proposta de atividade para o ensino fundamental. 2021. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Trabalhar a língua materna na perspectiva do socioconstrutivismo é primordial na nossa sociedade, e isso implica considerarmos que a subjetividade de cada aluno pode e deve ser o ponto de partida para o ensino. Dessa forma, é necessário pensarmos em práticas escolares interativas que valorizem a natureza social e interacional dos discentes, visto que a construção do conhecimento não se dá de forma individual, mas sim a partir das relações entre os sujeitos, tendo o professor como mediador desse processo. Sendo assim, as quatro habilidades comunicativas (ler, ouvir, falar, escrever) discutidas por Antunes (2003) e Ferrarezi Jr. (2014), são os meios principais para a inserção em tais práticas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre o desenvolvimento, especialmente, da oralidade na sala de aula, enfatizando a importância da linguagem oral e do uso que fazemos dela em situações reais de fala. Como objetivos específicos, nos propomos a i) refletir sobre as concepções de ensino, ii) destacar as habilidades comunicativas e iii) enfatizar a importância da construção de espaços de diálogos nas aulas de língua materna. Para tanto, iremos discorrer sobre a necessidade e urgência de se propiciar a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, para que por meio das habilidades da comunicação ele seja um ser mais participativo, crítico e consciente da importância da fala nas mais diversas situações da vida social. Sendo assim, para fundamentação teórica desta pesquisa, foram feitas revisões bibliográficas com bases nos seguintes autores: Ferrarezi Jr. (2014), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Freire (1996), Penin (2001), Oliveira (2010), Antunes (2003; 2009), Marcuschi (1997; 2005), dentre outros. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, além de refletirmos sobre a temática exposta e sua relevância para o ensino de língua, iremos apresentar na seção metodológica uma proposta de atividade, organizada em três etapas que podem ser aplicadas com turmas do ensino fundamental. Tal intervenção tem como base o gênero relato autobiográfico e visa apresentar, de forma prática, como a fala pode ser, de fato, um recurso indispensável para ser abordado/desenvolvido em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Habilidades comunicativas pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Socioconstrutivismo pt_BR
dc.subject Relato autobiográfico pt_BR
dc.title A fala como um recurso didático socioconstrutivista: uma proposta de atividade para o ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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