Resumo:
A internet é a principal tecnologia de informação e comunicação (TIC) existente e vem
impactando o cotidiano das pessoas, transformando o modo de se comunicar, estudar e
trabalhar, diminuindo o tempo que um indivíduo leva para acessar e receber informações,
influenciando no modo de agir e pensar da sociedade. Devido a sua facilidade de criação e
manutenção, o uso de blogs pode facilitar a incorporação das TICs na educação. Neste
contexto, surgiu a ideia da criação do edublog Detalhes Microbiológicos com o intuito de
expandir a construção da aprendizagem dos alunos de Microbiologia e Imunologia da
Universidade Estadual da Paraíba. Portanto, este trabalho teve como objetivo mostrar a
contribuição do edublog ao ser utilizado como recurso pedagógico. A metodologia utilizada
para análise dos dados obtidos através dos questionários respondidos pelos alunos foi com
abordagem quantitativa, e para o edublog, a análise foi realizada através do sistema de
estatísticas disponível no Blogger. Quando questionados se o edublog realmente auxiliava na
compreensão dos assuntos e na execução de atividades práticas da disciplina 82%
responderam que sim, como também, 59% disseram que as atividades realizadas antes de
consumir o conteúdo do edublog não teriam o mesmo desempenho que atividades realizadas
depois de conhecer o mesmo. Além disso, até 25 de maio de 2019, o edublog conta com um
histórico de 88.934 visualizações geral, desde o seu início. Sendo assim, devido a facilidade
de interação o edublog colabora para que haja diálogos entre diferentes grupos e turmas,
permitindo que redes de aprendizagem sejam construídas.
Descrição:
VIEIRA, R. de C. R. Contribuição do edublog Detalhes Microbiológicos como recurso pedagógico em Microbiologia e Imunologia. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.