Resumo:
As vastas transformações que ocorrem no globo e que encontram seu ápice na globalização
demandam a melhoria na qualidade e produtividade das empresas prestadoras de serviço da
área de saúde, sendo as ferramentas propostas pelo marketing de serviços as mais adequadas
ao alcance de tal objetivo. Todavia, observa-se existir determinada resistência no uso dessas
ferramentas por parte das clínicas e consultórios médicos, seja pela falta de conhecimento,
seja pelo receio de ir de encontro às inúmeras resoluções e regramentos e os riscos que
envolvem o seu descumprimento. Neste sentido o objeto do estudo foi a observação da
existência ou não da resistência do marketing pelas empresas da área de saúde, tendo sido
utilizados critérios da metodologia da pesquisa científica, aplicando-se questionário com
questões objetivas em quinze empresas da capital paraibana, sendo a análise conduzida
através do método bibliográfico, onde se concluiu pela existência de resistência no uso das
ferramentas típicas desta área de gestão.
Descrição:
FERNANDES, Lilian Maria Barbosa. Análise da resistência da utilização do marketing pelas empresas na área da saúde. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.