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A formação docente exige uma reflexão de proposições e soluções sobre o que ensinar e
aprender. O professor de ciências ocupa um lugar de muita responsabilidade, ensinando,
mediando e conduzindo o alunado na construção do pensamento científico. Entretanto, tais
transformações dependem da relação entre teoria e prática que se articula nas disciplinas dos
cursos de formação desses profissionais. Dessa forma, surge o estágio supervisionado como
elemento integrador entre a universidade (teoria) e escola (prática). Nesse sentido, o presente
trabalho tem como objetivo relatar o estágio supervisionado em Ensino de Ciências
Biológicas II na Escola de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio, situada em
Campina Grande-PB, bem como ressaltar a importância do estágio supervisionado do ensino
de ciências na prática docente. O período de intervenção escolar ocorreu no turno vespertino
em uma turma do fundamental II - 7º ano, onde foram realizados cinco encontros/aulas de
observação e regência dos estagiários entre maio e junho de 2018. As aulas observadas
permitiram uma reflexão sobre a escola, a metodologia e o conteúdo ministrado. Os alunos se
mostraram interessados e participativos nas aulas. Tendo sido este o primeiro contato em sala
para alguns estagiários, todos demostraram estar seguros e ter um bom conhecimento da
matéria ensinada. Destacam-se algumas dificuldades do estágio como o não cumprimento do
planejamento da disciplina e a intervenção na instituição escolar ocorrer em outro horário
diferente daquele destinado ao componente de acordo com a grade acadêmica, todavia, o
estágio supervisionado contribui na formação docente, uma vez que aproxima os discentes da
realidade vivenciada em sala de aula, através do contato com os alunos, preparação de aulas,
desenvolvimento de atividades e controle de sala. |
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