UEPB - Repositório Digital

Relato de estágio supervisionado: o Ensino de Ciências na formação docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Daniela Gomes
dc.date.accessioned 2021-06-01T20:17:34Z
dc.date.available 2021-06-01T20:17:34Z
dc.date.issued 2019-06-07
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23572
dc.description SOARES, D. G. Relato de estágio supervisionado: o Ensino de Ciências na formação docente. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A formação docente exige uma reflexão de proposições e soluções sobre o que ensinar e aprender. O professor de ciências ocupa um lugar de muita responsabilidade, ensinando, mediando e conduzindo o alunado na construção do pensamento científico. Entretanto, tais transformações dependem da relação entre teoria e prática que se articula nas disciplinas dos cursos de formação desses profissionais. Dessa forma, surge o estágio supervisionado como elemento integrador entre a universidade (teoria) e escola (prática). Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar o estágio supervisionado em Ensino de Ciências Biológicas II na Escola de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio, situada em Campina Grande-PB, bem como ressaltar a importância do estágio supervisionado do ensino de ciências na prática docente. O período de intervenção escolar ocorreu no turno vespertino em uma turma do fundamental II - 7º ano, onde foram realizados cinco encontros/aulas de observação e regência dos estagiários entre maio e junho de 2018. As aulas observadas permitiram uma reflexão sobre a escola, a metodologia e o conteúdo ministrado. Os alunos se mostraram interessados e participativos nas aulas. Tendo sido este o primeiro contato em sala para alguns estagiários, todos demostraram estar seguros e ter um bom conhecimento da matéria ensinada. Destacam-se algumas dificuldades do estágio como o não cumprimento do planejamento da disciplina e a intervenção na instituição escolar ocorrer em outro horário diferente daquele destinado ao componente de acordo com a grade acadêmica, todavia, o estágio supervisionado contribui na formação docente, uma vez que aproxima os discentes da realidade vivenciada em sala de aula, através do contato com os alunos, preparação de aulas, desenvolvimento de atividades e controle de sala. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Relato de estágio supervisionado: o Ensino de Ciências na formação docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta