UEPB - Repositório Digital

A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendonça, Jéssica Moreno de
dc.date.accessioned 2021-06-01T20:25:38Z
dc.date.available 2021-06-01T20:25:38Z
dc.date.issued 2021-05-13
dc.identifier.other CDD 378
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23575
dc.description MENDONÇA, J. M. de. A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Compreender o que é o trabalho do professor é um passo muito importante para quem almeja seguir essa profissão, pois é a partir dessa compreensão que os graduandos poderão se afirmar ou não como professores. Para isso, é necessário que o graduando passe algum tempo no futuro campo de atuação e, a partir dessas experiências, construa um entendimento mais amplo do que seja o trabalho docente. É nesse sentido então que o presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a compreensão de graduandos em Letras da UEPB campus III acerca do trabalho docente após participarem do Programa de Residência Pedagógica (doravante PRP). Dessa forma, seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa, inicialmente aplicamos um questionário para alguns estudantes de Letras que fizeram parte do PRP. A partir dos dados gerados, buscamos identificar nas falas desses estudantes suas compreensões acerca do trabalho do professor e a importância da prática para que estes construíssem suas compreensões. Assim sendo, citamos como aporte teórico para as nossas discussões autores como: Pimenta e Lima (2011), Silva (2014), Barreiro e Gebran (2006), Machado (2007) entre outros, no intuito de encontrarmos direcionamento para refletir acerca do que essa pesquisa propõe. Os resultados deste trabalho reafirmam o quanto é importante que o professor em formação inicial seja inserido, ainda durante a graduação, em programas como o PRP para que ele possa vivenciar de maneira mais próxima a realidade docente e, assim, compreender aspectos que só a vivência neste contexto poderá oportunizar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.title A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta