dc.contributor.author |
Mendonça, Jéssica Moreno de |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-01T20:25:38Z |
|
dc.date.available |
2021-06-01T20:25:38Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 378 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23575 |
|
dc.description |
MENDONÇA, J. M. de. A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compreender o que é o trabalho do professor é um passo muito importante para
quem almeja seguir essa profissão, pois é a partir dessa compreensão que os
graduandos poderão se afirmar ou não como professores. Para isso, é necessário
que o graduando passe algum tempo no futuro campo de atuação e, a partir dessas
experiências, construa um entendimento mais amplo do que seja o trabalho docente.
É nesse sentido então que o presente trabalho tem como principal objetivo refletir
sobre a compreensão de graduandos em Letras da UEPB campus III acerca do
trabalho docente após participarem do Programa de Residência Pedagógica
(doravante PRP). Dessa forma, seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa,
inicialmente aplicamos um questionário para alguns estudantes de Letras que
fizeram parte do PRP. A partir dos dados gerados, buscamos identificar nas falas
desses estudantes suas compreensões acerca do trabalho do professor e a
importância da prática para que estes construíssem suas compreensões. Assim
sendo, citamos como aporte teórico para as nossas discussões autores como:
Pimenta e Lima (2011), Silva (2014), Barreiro e Gebran (2006), Machado (2007)
entre outros, no intuito de encontrarmos direcionamento para refletir acerca do que
essa pesquisa propõe. Os resultados deste trabalho reafirmam o quanto é
importante que o professor em formação inicial seja inserido, ainda durante a
graduação, em programas como o PRP para que ele possa vivenciar de maneira
mais próxima a realidade docente e, assim, compreender aspectos que só a vivência
neste contexto poderá oportunizar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Karla Valéria Araújo Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
A compreensão de graduandos em Letras da UEPB/Campus III acerca do trabalho docente: uma análise a partir de experiências no Programa de Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |